Femurn e Sesap se Unem Para Coordenar Ações de Combate à Dengue, Zika e Chikungunya

21/02/2024

FEMURN E SESAP SE UNEM PARA COORDENAR AÇÕES DE COMBATE À DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA

Conforme dados recentes, houve um aumento de mais de 80% nos casos prováveis de dengue nas cinco primeiras semanas de 2024 em comparação com o mesmo período do ano anterior. Esta situação alarmante acende um alerta para todos os gestores públicos, e exige medidas imediatas e eficazes de contenção e prevenção.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) já instalou a Sala de Situação das Arboviroses (SEArbo) com o objetivo de monitorar e coordenar as ações de combate à dengue, zika e chikungunya. Este instrumento é fundamental para a avaliação do cenário e o planejamento de ações estratégicas, contando com reuniões semanais e acompanhamento diário da evolução dos casos notificados.

Além disso, a Sesap tem orientado ações preventivas desde novembro, especialmente nos municípios que apresentaram maior incidência de dengue em anos anteriores. A educação, através de agentes comunitários de saúde e agentes de endemias, é uma ferramenta poderosa na prevenção da proliferação do mosquito Aedes aegypti, vetor da doença.

No campo da infraestrutura, educação e segurança, o Governo do Estado pretende instalar o Centro de Operações de Emergência de Arboviroses (COE), que visa expandir a capacidade de atuação do poder público na proteção à população. Este mecanismo reunirá entes que atuam além da saúde pública para um enfrentamento mais efetivo da dengue.

A boa notícia é que o Estado do Rio Grande do Norte recebeu, desde o dia 15 de fevereiro o primeiro lote da vacina contra a dengue, a QDengua. foram 33.310 frascos distribuídos para 19 municípios prioritários, incluindo 5 da região metropolitana de Natal e 14 municípios da região Oeste. As doses estão sendo aplicadas, inicialmente, em crianças de 10 a 14 anos, conforme definido pelo Ministério da Saúde.

É essencial que cada município se prepare para a chegada das vacinas, organizando a logística necessária para a imunização efetiva da população-alvo. Além disso, é vital que continuemos com as ações de conscientização e combate aos focos do mosquito transmissor.

Na última sexta (23), a Femurn e a Secretaria de Saúde do Estado promoveram uma reunião, de forma virtual, com todos os prefeitos potiguares para tratar do tema.

Confira a tabela completa dos municípios silenciosos de dengue e Chikungunya, além do diagrama de controles: clique aqui

Confira o que foi discutido na reunião, clicando aqui

Voltar