Femurn Solicita manifestação acerca de devolução de equipamentos destinados aos municípios do RN à Coordenadora Estadual do DNOCS no RN

27/12/2023

Femurn Solicita manifestação acerca de devolução de equipamentos destinados aos municípios do RN à Coordenadora Estadual do DNOCS no RN, Carmen Lúcia Bairros dos Santos

"Diante da significativa alocação de recursos financeiros pelo DNOCS, por meio de emendas parlamentares, é imperativo que as instituições responsáveis estejam comprometidas com a transparência e eficácia na execução e manutenção desses investimentos. A Femurn, enquanto representante dos municípios do Rio Grande do Norte, enviou ofício solicitando uma manifestação oficial acerca da devolução dos equipamentos. Essa atitude proativa busca assegurar que os benefícios sejam mantidos, atendendo às necessidades dos municípios do RN”, esclarece Luciano Santos, Presidente da Femurn.

Em um importante passo para impulsionar o desenvolvimento sustentável no Estado do Rio Grande do Norte, o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) anunciou a destinação de cerca de 18 milhões de reais em recursos financeiros. Esses recursos foram provenientes de emendas parlamentares de bancadas, com destaque para o então Deputado Federal Beto Rosado, do PP/RN.

O montante substancial será direcionado para apoiar projetos locais de desenvolvimento sustentável integrado, com foco na aquisição de máquinas e equipamentos essenciais para impulsionar a infraestrutura e a produtividade no Rio Grande do Norte.

O departamento esclareceu que, para assegurar a efetividade desses investimentos, foram celebrados acordos de cooperação técnica entre o DNOCS e as prefeituras ou associações locais. Essa parceria estratégica visa garantir que os equipamentos adquiridos sejam destinados aos locais mais necessitados e alinhados com as demandas específicas de cada região.

É importante ressaltar que, conforme a nota oficial do DNOCS, todos os bens adquiridos permanecerão nos locais para os quais foram destinados pelas emendas parlamentares. Isso reforça o compromisso de proporcionar benefícios duradouros e concretos para as comunidades, contribuindo para o fortalecimento da infraestrutura e o estímulo à sustentabilidade local.

A iniciativa reflete o esforço conjunto entre o poder legislativo e os órgãos responsáveis pela gestão de recursos hídricos e desenvolvimento regional. Com esse investimento significativo, os municípios do Rio Grande do Norte vislumbram avanços notáveis em projetos que impactarão positivamente a qualidade de vida dos cidadãos e promoverão um crescimento sustentável a longo prazo.

Veja o ofício da Femurn, na íntegra, clicando aqui.

Voltar