Sesap e Ministério da Saúde discutem novas verbas para o Rio Grande do Norte

28/11/2023

Sesap e Ministério da Saúde discutem novas verbas para o Rio Grande do Norte

A equipe da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) se reuniu com o Ministério da Saúde para discutir o repasse de novas verbas para a saúde pública do Rio Grande do Norte. O pedido feito pelo Estado, representando também os municípios potiguares, é de aproximadamente R$ 85 milhões. Esse pedido diz respeito ao aumento do teto financeiro de procedimentos de média e alta complexidade, sendo cerca de R$ 40 milhões a serem destinados para Natal.

A Sesap espera que o montante requisitado possa solucionar a questão da dificuldade financeira do município com pagamentos para os procedimentos cardiológicos, por exemplo. A situação foi apresentada durante a reunião, reforçando a necessidade de urgência dos repasses.

A secretária de Estado da Saúde Pública, Lyane Ramalho, destacou que esse pedido é feito pela Sesap desde maio. "A reunião foi muito positiva e saímos muito esperançosos de que a resposta deve sair dentro dos próximos dias e várias questões podem ser solucionadas em breve, como essa do município de Natal relacionada aos procedimentos cardiológicos".

A portaria de liberação da verba já está sob análise do ministério e, de acordo com as negociações mantidas na reunião, deve ser publicada no início de dezembro, com a confirmação dos repasses e dos valores, de acordo com a disponibilidade orçamentária do órgão federal.

O presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), Luciano Santos, afirmou que o novo recurso é fundamental para a saúde pública do Estado. "Esse é mais uma passo para ajudar os municípios potiguares a terem mais serviços, no âmbito da saúde, sem que o munícipe precise se deslocar para outra cidade, em busca de soluções médicas que podem ser ofertadas no seu município".

 

Voltar