Com apoio da Femurn, MDR e Sebrae iniciam implementação do projeto Cidade Empreendedora no RN

13/02/2022

Os oito municípios que integram o projeto Cidades Empreendedoras no Rio Grande do Norte receberam, neste sábado (12), os primeiros estudos produzidos para balizar a implementação da iniciativa, que é fruto de uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e o Sebrae-RN, com o apoio da Federação dos Municípios do Estado (Femurn). O Cidade Empreendedora é um projeto do Sebrae Nacional que tem como objetivo unir ações para estimular o desenvolvimento econômico, urbano e regional por meio da melhoria do ambiente de negócios e da implementação de políticas públicas com foco em sustentabilidade e inovação.

A ação beneficiará 2,4 mil empresas de pequeno e micro porte nos municípios de Barcelona, Bom Jesus, Lagoa de Velhos, Lajes Pintadas, Riachuelo, Rui Barbosa, Santa Maria e São Paulo do Potengi. “Essa parceria do MDR com o Sebrae tem um potencial muito grande para levar o desenvolvimento para essas oito cidades. O estudo é um primeiro passo e, agora, os municípios e suas equipes deverão se debruçar sobre esses levantamentos para que tirem o máximo de proveito deles e possamos levar o desenvolvimento para esses territórios”, destacou o ministro Rogério Marinho durante a apresentação da medida, em Natal (RN). A solenidade também contou com a presença do presidente da Femurn, Babá Pereira (Republicanos).

A iniciativa apresentada para o Rio Grande do Norte é um projeto-piloto, que está recebendo R$ 5,2 milhões de investimentos pelo Sebrae, e deverá ser levada a outros estados.

PRÓXIMAS ETAPAS

A partir da entrega dos documentos, o Sebrae vai prestar consultoria aos municípios que integram o Cidade Empreendedora. As ações previstas são: revisão da Lei Geral de cada localidade; implementação da Sala do Empreendedor; capacitação de agentes de desenvolvimento; revisão dos processos de contas públicas por meio de planos de compras e capacitação de profissionais; implementação da solução educacional Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora; elaboração de Plano de Desenvolvimento Econômico; levantamento dos números de cada município; capacitação de lideranças; e implementação da Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) – sistema integrado que permite a abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas em todas as Juntas Comerciais do Brasil.

“É um movimento importante para o empreendedor, é importante para a cidade e é importante para a sociedade como um todo. A cidade empreendedora é um case que vai de ponta a ponta do País, uma ação que vem acontecendo no Brasil”, ressaltou o Presidente do Conselho do Sebrae do Rio Grande do Norte, Itamar Manso.

Voltar