Infraero não terá verba extra para reformas no aeroporto Augusto Severo

03/06/2011
Da "Tribuna do Norte"

O presidente da Infraero, Gustavo do Vale, se equivocou ao anunciar os valores a serem investidos nos aeroportos das cidades que sediarão a Copa do Mundo. Nenhuma outra reforma, além da que já está sendo realizada desde fevereiro, será feita no Aeroporto Internacional Augusto Severo até a Copa de 2014. O valor anunciado por Gustavo do Vale, durante audiência pública na Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados,  é referente à obra em execução e já está sendo aplicado.

Gustavo chegou a anunciar o lançamento do edital para 1º de agosto com início das obras em janeiro de 2012, prazos estabelecidos para a reforma do aeroporto de Recife, e não o de Natal. Ontem o superintendente do Augusto Severo, Usiel Vieira, desfez o mal entendido. A superintendência do Aeroporto Internacional Augusto Severo, segundo ele, não recebeu nenhum comunicado oficial da Infraero anunciando que o Augusto Severo será o aeroporto oficial da Copa. Ele também esclareceu que não há nenhuma outra obra prevista no aeroporto, além da já em execução. "O investimento é este contratado. Não haverá outro. Não há previsão de nova contratação. Desconheço qualquer novo investimento", esclareceu.

A programação inicial será mantida até segunda ordem. Usiel reafirma que a atual reforma já garante uma sobrevida ao Augusto Severo. Até dezembro de 2011, a capacidade das salas de embarque passará de 808 passageiros por hora para 1.341, e a capacidade das salas de desembarque subirá de 738 passageiros por hora, para 1.225. No terminal de passageiros, poderão ser atendidas 2,5 mil pessoas por hora, o que significa um incremento de 1 mil passageiros.

A atual ampliação, que eleva a capacidade de 4,2 para 5,8 milhões de passageiros por ano, segundo Gustavo Vale, presidente da Infraero, é suficiente para atender a demanda durante o mundial. "A ideia é que esta reforma atenda a demanda atual e a demanda que virá até que o aeroporto de São Gonçalo comece a operar", afirma.

A informação de que o Aeroporto Augusto Severo seria o aeroporto oficial da Copa foi divulgada logo após audiência pública na Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados, que contou com a presença do presidente da Infraero, Gustavo do Vale, e do presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Wagner Bittencourt.

O deputado federal Fábio Faria, único potiguar a participar da comissão, chegou a postar no seu site que a Infraero realizaria um novo investimento em Natal, além do já aplicado. "O investimento será de R$ 16 milhões. O edital está previsto para ser lançado em 1º de agosto, com início das obras em janeiro de 2012", publicou. Enquanto isso, o governo do estado tenta resolver a pendência judicial envolvendo 1/3 das terras onde o aeroporto de São Gonçalo está sendo construído.

O aeroporto começou a ser construído pela Infraero há cerca de 14 anos, período em que vem sendo executados serviços como terraplanagem, drenagem e pavimentação, mas esbarrou em uma série de dificuldades. Em maio, o edital foi lançado. O contrato de concessão, que passará o aeroporto para as mãos da iniciativa privada, deverá ser assinado em outubro. A Infraero estima que o aeroporto fique pronto em maio de 2014, um mês antes do mundial. Para Demétrio Torres, titular da Secretaria   Extraordinária para Assuntos da Copa (Secopa), o impasse envolvendo a porta de entrada dos turistas durante o mundial não inviabilizará a realização dos jogos em Natal.


Voltar