Lula vai inaugurar a Ufersa e a Termoaçu em Mossoró

18/09/2008
Dois mil e quinhentos convidados deverão prestigiar a solenidade oficial de inauguração da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), amanhã, no pavilhão de eventos da universidade - Expocenter, que contará com a presença do presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva. Além de autoridades políticas, jornalistas e secretários municipais e estaduais, 500 universitários, professores e demais funcionários da instituição fazem parte do público. Na mesma solenidade o presidente Lula vai tratar da inauguração da Termoaçu – instalada em Alto do Rodrigues - e da assinatura do protocolo que oficializa a ampliação do pólo de Guamaré em mini-refinaria. O início do evento está marcado para as 12h.

Desde a última terça-feira, uma comitiva da Presidência da República está tratando da organização do evento, juntamente com uma equipe da Petrobrás. Pelo menos 35 pessoas do cerimonial da presidência estão em Mossoró.

De acordo com a agenda provisória fornecida pela assessoria da presidência, Lula embarca em São Paulo, às 8h de amanhã, com destino a Mossoró, onde desembarca por volta das 11h30min, no Aeroporto Dix-sept Rosado. Na sala de desembarque ele será recebido pela governadora Wilma de Faria, pela prefeita Fafá Rosado e pelo presidente do Congresso Nacional, senador Garibaldi Alves Filho. Depois, segue em um carro, para o pavilhão de eventos da Ufersa. O ministro da educação, Fernando Hadad também estará na cidade prestigiando o evento.

`É um momento importante para a cidade e para os que fazem a Ufersa. Em toda sua história a universidade só havia recebido um presidente da república em suas instalações uma vez, que foi em 1967, na inauguração da Esam (Escola Superior de Agricultura de Mossoró). Essa visita do presidente Lula sela a transformação da escola (Esam) em universidade (Ufersa)`, comentou o reitor, Josivan Barbosa.

A luta pela transformação da Escola Superior de Agricultura de Mossoró (ESAM) em Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) durou 13 anos. Depois de muitas discussões e pedidos de apoio dos políticos do Estado que tinham influência no Governo Federal, saiu a criação da universidade em 1 de agosto de 2005. Um marco para a educação do Rio Grande do Norte e principalmente de Mossoró. `Para isso tivemos um apoio muito importante do presidente Lula, e esse é o momento de agradecer`, disse o reitor Josivan Barbosa.

Com informações do jornal De Fato.
Voltar