A Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN) participou, na manhã da última quinta-feira (8), da abertura oficial do 32º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede de Parcerias – Etapa Rio Grande do Norte, realizada na Escola de Governo Dom Eugênio Salles, no Centro Administrativo do Estado, em Natal.
O evento, que reuniu mais de 700 participantes, contou com a presença de representantes de prefeituras potiguares, secretarias estaduais, órgãos federais e organizações da sociedade civil. A iniciativa teve como objetivo promover a integração entre os entes federativos e o aprimoramento da gestão pública por meio da transparência, inovação e capacitação técnica.
Durante a cerimônia de abertura, a FEMURN assinou o termo de adesão à Rede de Parcerias, estratégia de governança colaborativa nacional que já reúne mais de 260 órgãos e entidades públicas e privadas. A iniciativa é focada no fortalecimento da gestão de parcerias e de investimentos em infraestrutura, com suporte das plataformas Transferegov.br e Gestaopublicagov.br.
Organizado pela Secretaria de Estado do Planejamento, do Orçamento e Gestão (SEPLAN/RN), o Fórum contou com a parceria do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), por meio da Secretaria de Gestão e Inovação (SEGES) e da Diretoria de Transferências e Parcerias da União (DTPAR).
Na ocasião, o presidente da FEMURN, Babá Pereira, destacou a importância da capacitação técnica nos municípios como base para o fortalecimento da Rede:
"A Rede de Parcerias tem sido uma ferramenta essencial para conectar a União, os estados, os municípios e as organizações da sociedade civil. No entanto, sabemos que essa rede precisa se fortalecer de dentro para fora. E isso significa, antes de tudo, capacitar e estruturar os municípios, para que possam absorver, implementar e monitorar as políticas públicas com eficácia.""
Babá também reforçou o compromisso da Federação com a boa gestão e o apoio técnico às prefeituras:
"A FEMURN está à disposição para continuar contribuindo com essa integração. Nosso compromisso é apoiar os municípios na formação técnica e na articulação com os programas do governo federal, como o Transferegov e o Obrasgov. Também reafirmamos a importância de uma comunicação clara, da transparência e da boa gestão."