Diário de Natal entrega certificados aos 40 melhores municípios do RN

12/12/2007
A solenidade de premiação dos 40 Melhores Municípios do Rio Grande do Norte ocorreu ontem no Versailles Tirol sob discursos recheados de pompas e loas de gestores à iniciativa do Diário de Natal, em promover, pelo quinto ano consecutivo, uma idéia com vistas a incentivar gestores municipais à melhoria da qualidade de vida da população. Cerca de 400 convidados assistiram cada prefeito das 40 cidades potiguares melhores classificadas receber um certificado e a apresentação performática da compositora e intérprete potiguar, Khrystal.

Como em anos anteriores, os três primeiros colocados corresponderam às três maiores economias do estado: Natal, Mossoró e Parnamirim. A novidade este ano foi o município oestano de Areia Branca, na quarta colocação, seguido por São Gonçalo do Amarante. Entre os nove municípios que formam a Região Metropolitana de Natal, apenas Monte Alegre ficou de fora da lista. Nísia Floresta, que também estava fora da classificação em anos anteriores, ocupou a 23ªcolocação este ano.

O diretor-geral do Diário de Natal, Albimar Furtado abriu a solenidade e ressaltou a importância dos feitos promovidos pelo homem. ‘‘É por ele, e em função dele, que as coisas são feitas; que o mundo se move, caminha e evolui. E aí enxergamos a importância deste evento. Estamos aqui para saudar e reconhecer o esforço que se desenvolveu a partir da célula social — o município — para elevar e engrandecer o ser humano’’, disse.

O prefeito de Tibau do Sul, Valmir José da Costa comentou que o costume da mídia em geral é ci_noticiasr pontos negativos das gestões municipais e o Prêmio concedido ontem tem o viés de enaltecer as qualidades de cada gestão e as potencialidades da cada cidade potiguar. ‘‘É um incentivo a cada município. Não só aos que venceram, mas aos que, por falta de sorte, estão fora da lista, de trabalharem para no próximo ano figurarem entre os 40 melhores’’, disse o prefeito.

E Tibau do Sul é um exemplo. Na edição de 2006, o município estava fora da lista e este ano alcançou a penúltima colocação. Para Valmir da Costa, isso reflete os investimentos em diversas áreas como a infra-estrutura na praia de Pipa, responsável por visitas turísticas nacionais e internacionais. ‘‘Temos trabalhado muito nos últimos dois anos para atender essa demanda. Credito também essa classificação à parceira com os governos estadual e federal’’, disse.

Femurn

O presidente da Federação dos Municípios do RN (Femurn), José Lins parabenizou, em discurso, a iniciativa e a credibilidade do Diário de Natal e lembrou também das dificuldades enfrentadas pelos municípios menores para alcançarem um lugar na lista dos 40 melhores. Após entrega de um certificado a cada um dos 40 prefeitos, a solenidade foi encerrada com os discursos da prefeita de Mossoró, Fafá Rosado, do prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves e da governadora do estado, Wilma de Faria.

O prêmio dos 40 Melhores Municípios do Rio Grande do Norte tem evoluído a cada ano. Em 2003, o Diário de Natal inovou com o lançamento de um caderno especial com o ranking dos 30 melhores municípios em que o desenvolvimento sócio-econômico foi revertido em qualidade de vida à população. O trabalho foi resultado de uma pesquisa encomendada à empresa BGB Consultoria. Desde a 1ªedição, a classificação é amparada em um cruzamento de dados e indicadores oficiais.

Fonte: Jornal Diário de Natal
Voltar