Obras de acesso ao Instituto de Neurocioências começam em março

25/02/2008

A governadora Wilma de Faria dará, no início da próxima semana, a ordem de serviço para as obras de implantação do acesso ao Instituto Internacional de Neurociências de Natal (IINN), em Macaíba. A informação foi confirmada hoje (25) pela própria governadora, durante visita ao Centro de Saúde Materno Infantil e à escola mantidos pelo Instituto no município. Orçada em R$ 1,5 milhão, a pavimentação do trecho de 2,4 quilômetros que liga a rodovia RN-160 ao complexo de pesquisa já foi licitada e as obras devem começar ainda em março.

Wilma de Faria aproveitou a visita para anunciar a ampliação da parceria entre o Governo do Estado e o centro de pesquisa, através da aquisição de equipamentos para o Centro de Saúde e do intermédio para que a unidade possa ser contemplada com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS). Ela lembrou que a inclusão do Centro de Saúde no SUS é possível através de convênios com o Governo do Estado ou diretamente com as prefeituras, já que a gestão dos municípios na área da saúde é plena. “O que o Governo do Estado tiver condições de fazer para ajudar o Instituto de Neurociências a ampliar sua atuação será feito. Já doamos a merenda escolar para os alunos das duas escolas mantidas pela entidade e concluímos o processo licitatório para construção dos acessos ao complexo do Instituto, em Macaíba, mas vamos colaborar ainda mais”, disse.

Além de intermediar a inclusão do Centro de Saúde no SUS, a governadora acenou com a possibilidade de doação de um mamógrafo e um aparelho de ultra-sonografia para a unidade e apresentou a cópia de dois ofícios encaminhados ao Ministério da Educação e ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Ciência e Tecnologia, pedindo apoio e agilidade nas parcerias firmados com o Instituto de Neurociências.

O Centro de Saúde Materno Infantil deve começar a funcionar a partir de março, quando chegam alguns equipamentos médicos adquiridos pelo Instituto. Segundo o coordenador da instituição, o neurocientista Miguel Nicolelis, a unidade terá capacidade para realizar cerca de 20 mil atendimentos por ano, oferecendo consultas principalmente nas áreas de pré-natal de alto risco, combate ao câncer de mama e neuropediatria. “Vamos trabalhar em conjunto para que este Centro de Saúde se torne referência nestas áreas. Para isso darei todo o apoio político necessário para possa ser incluído no SUS”, destacou a governadora.

Fonte: Assecom/RN

Voltar