Rio Grande do Norte é o segundo Estado do Nordeste em número de casos de dengue

25/02/2008

O Rio Grande do Norte tem o segundo maior número de casos de dengue do Nordeste e é dos poucos Estados do Brasil em que o índice aumentou em relação ao ano passado, segundo o novo balanço da epidemia divulgado nesta sexta-feira (22), pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão. Os dados nacionais das cinco primeiras semanas de 2008 são positivos quanto à redução de casos. O índice do número de casos diminuiu 39,65% com relação ao mesmo período do ano passado. No Nordeste, a redução foi de 26,55%.

Na semana passada, a Secretaria Estadual de Saúde Pública reconheceu a gravidade da situação e comentou da impossibilidade de acabar com o mosquito da dengue. Os dados do MS apontam 1.669 casos no Estado, atrás apenas do Ceará, com 1.932 casos. A Sesap lançou campanha, considerada por eles agressiva. Segundo os dados da Secretaria, o número de notificações da Febre Hemorrágica da Dengue (FHD) - forma mais grave da doença - aumentou cerca de 600%. Em janeiro de 2007 foram registrados 17 casos de FHD e nenhum óbito. Em janeiro deste ano foram 106 casos notificados e três óbitos.

O titular da pasta, Adelmaro Cavalcanti, comentou que o número alarmante de casos de dengue no Estado só poderá diminuir com um somatório de ações articuladas entre gestores públicos (prefeituras), Governo Estadual, Ministério da Saúde e a colaboração e vigilância da população. O secretário ressaltou a importância de uma parceria com a Caern e a continuidade do abastecimento de água para evitar armazenamento de água de forma inadequada. Segundo a coordenadora de Promoção à Saúde, Celeste Rocha, os bairros com incidência maior da doença são Igapó, Nossa Senhora da Apresentação e Potengi.

DADOS NACIONAIS - Se em todas as regiões brasileiras o índice do número de casos diminuiu - Nordeste (26,55%), Centro-Oeste (81,12%), Sul (25,51%), Sudeste (5,46%) - a Região Norte apresenta tendência de aumento, com elevação de 54,57% dos casos em 2008 em relação ao mesmo período de 2007. Também ao contrário do índice nacional, o Rio de Janeiro registrou aumento de 117,42% (16% dos casos do país) no número de casos no período analisado.

Para o ministro da Saúde, a redução no número de casos na maioria dos Estados brasileiros é bastante significativa e revela o resultado de esforços dos governos Federal, estaduais e municipais no combate à dengue. Por outro lado, indica a importância de se manter a vigilância permanente contra o Aedes aegypti. "Estamos no período de maior transmissão da doença. Todo cuidado é pouco`", salientou o ministro José Gomes Temporão. No Brasil, cerca de 70% dos casos de dengue registrados ao ano ocorrem no período de janeiro a maio.

Fonte: Gazeta do Oeste

Voltar