FEMURN participa, na Paraíba, de Assembléia Geral da Mesorregião do Seridó

25/02/2008

O presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), prefeito Zé Lins, de Currais Novos, participa nesta terça-feira, 26, no município de Várzea, na Paraíba, da Assembléia Geral do Conselho de Representantes da Mesorregião do Seridó. Zé Lins é vice-presidente do Conselho. A Mesorregião do Seridó foi criada pelo Governo Federal para promover o desenvolver da região que envolve 48 municípios do Rio Grande do Norte e Paraíba.

Na reunião em Várzea, serão apresentadas formalmente ao Ministériod a Integração Nacional os projetos para o desenvolvimento regional . Também serão formadas as câmaras técnicas que terão como função o apoio às atividades de planejamento e gestão de programas, projetos e ações.

Projetos do RN

Na última reunião do Conselho de Representantes, realizada no auditório da Associação de Municípios nda Microrregião do Seridó Ocidental (AMSO), em Currais Novos, no final de 2007,  os representantes do Seridó do Rio Grande do Norte apresentaram vários projetos. Dentre eles, destacam-se a instalação de um Núcleo de Apoio à Extração Mineral do Pegmatito, um Núcleo de Extração Mineral do Quartzito, um Centro Tecnológico Têxtil e a instalação de um projeto de reflorestamento da região, chamado Planta Seridó.

Projetos da Paraíba

Ainda na reunião de Currais Novos, os municípios paraibanos que compõem a Mesorregião também apresentaram seus projetos: implantação de um Centro de Vocação Tecnológica da Caprinocultura, no município de Picuí; um Centro de Comercializaçào de Produtos Regionais, em Soledade e; a implantação do Arranjo Produtivo Local de minerais quartzitos, em Várzea.
Nenhum dos projetos foi apresentado oficialmente ao Ministério da Integração Nacional porque todos estão em fase de elaboração.

Presença

A assembléia desta terça-feira, 26, em Várzea, contará com a presença  da coordenadora da Mesorregião do Seridó no Ministério da Integração Nacional, Luana Santana e representantes da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Agência de Desenvolvimento do Seridó (Adese), Instituto Nacional do Semi Árido (INSA), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), entre outras instituições, além de secretários municipais, vereadores e prefeitos dos municípios da Paraíba e do Rio Grande do Norte que compõem a Mesorregião do Seridó.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Femurn, com informações da Assessoria de Comunicação da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup)

Voltar