Turismo rural no RN faz levantamento das potencialidades municipais

22/02/2008
O Programa Nacional de Turismo Rural na Agricultura Familiar está sendo implantado no Rio Grande do Norte. A fase inicial consta de um levantamento das potencialidades das regiões beneficiadas, começando pelos municípios de Timbaúba dos Batistas, no Seridó, e Goianinha, no Litoral-Agreste. Durante todo o ano serão realizados 47 eventos visando mobilizar agricultores familiares, pescadores artesanais, mulheres e jovens. O programa é executado Governo do Estado, através da Emater-RN, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), prefeituras municipais e outras lideranças. O investimento para este ano é de R$ 92 mil.
 
Segundo a gerente do programa, a socióloga da Emater-RN, Ariamélia Bandeira, o objetivo do programa é promover a revitalização do território rural e resgatar e manter a auto-estima dos agricultores familiares; estimular o desenvolvimento da agroecologia e servir de complemento às atividades da produção familiar oferecendo produtos locais. O investimento que beneficiará, em princípio, 500 pessoas visa potencializar os sistemas produtivos diversificados nas regiões onde o projeto será ativado.
 
Das 47 ações programadas para este ano, Ariamélia Bandeira destaca o inventário turístico (em desenvolvimento), 20 oficinas interativas e temáticas, cursos preparatórios para o turismo (de gestão ambiental, agentes de turismo, gastronomia, artesanato), quatro seminários de avaliação, quatro intercâmbios estaduais e oito circuitos de caminhadas na natureza (para turistas e comunitários).
 
Os inventários turísticos foram iniciados no sítio arqueológico de Pintadas, no município de Timbaúba dos Batistas, na região do Seridó, e no Vale do Catu, em Goianinha, no litoral agreste. Ariamélia ressalta que a atuação do projeto será, principalmente, nas áreas ds territórios do Seridó, Assu-Mossoró, Mato Grande e Trairi.
 
 
Fonte: Assecom/RN
Voltar