Meteorologistas prevêem chuvas acima da média para o RN

21/02/2008
O ano de 2008 será de chuvas acima da média para o Rio Grande do Norte. A previsão foi divulgada no final da manhã desta quinta-feira (21) durante o encerramento da III Reunião de Análise Climática para o Semi-árido Nordestino, que reuniu em Natal meteorologistas de toda a região. Segundo os especialistas, a tendência é de que o período chuvoso comece entre o final deste mês e o início de março, com a ocorrência de chuvas normais a acima da média em grande parte do território potiguar.
 
A previsão climática é de que as chuvas que serão registradas entre os meses de março e maio sejam suficientes para a recuperação satisfatória das reservas hídricas dos açudes do Estado, que foram prejudicadas em 2007 pela queda entre 15% e 20% do volume de chuvas. Os especialistas advertem, porém, que não está descartada a possibilidade de vernanicos (curtos períodos sem chuvas) comuns à região. A exemplo de anos anteriores, a maior incidência de chuvas deverá ocorrer nas regiões Oeste e Seridó. No entanto, todos os levantamentos apontam para um volume de chuvas superior ao que foi registrado no último ano.
 
De acordo com os meteorologistas, no início desta estação chuvosa poderão ocorrer chuvas de intensidade moderada a forte decorrentes de fatores como o esfriamento das águas superficiais na costa oeste equatorial da América do Sul, fenômeno conhecido como La Niña. Com isso, a probabilidade de ocorrência de chuvas entre os meses de março e maio deste ano é de 40% acima da média, 35% normal e 25% abaixo da média. “Todos os modelos de previsão climática indicam um bom inverno no Estado”, afirma o pesquisador Gilmar Bristot, da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn).
 
Durante o encontro, a governadora Wilma de Faria demonstrou otimismo com as previsões e destacou que o Governo do Estado tem feito sua parte para colaborar com o desenvolvimento da atividade agrícola potiguar. “Lançamos o programa de biodiesel, realizamos o zoneamento agrícola, reestruturamos a Emater, oferecendo assistência técnica e extensão rural para os agricultores, investimos em adutoras, começamos a distribuição de sementes e já temos assegurados recursos de cerca de R$ 360 para investimentos em recursos hídricos nos próximos três anos”, informou a governadora. Ela aproveitou ainda para pleitear um controle mais rigoroso das previsões climáticas do Nordeste, evitando surpresas desagradáveis.
 
SEMENTES
 
 Segundo a secretária estadual de Agricultura, da Pecuária e da Pesca, Larissa Rosado, o Governo do Estado já deu início à distribuição de sementes em municípios onde já foi iniciado o período chuvoso, caso da região Oeste, por exemplo. Ela comentou também a respeito do recente convênio firmado com a Petrobras, que vai permitir o corte de terra, o Programa Terra Pronta, que vai beneficiar cerca de 10 mil pequenos produtores rurais de 16 municípios.
 
 
Fonte: Assecom/RN
Voltar