Notícias

MENSAGEM DA FEMURN AOS PREFEITOS POTIGUARES

A Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte – FEMURN, entidade representativa dos Municípios do RN, constituída para defender seus interesses, com o objetivo de bem servir às suas comunidades, VEM DEMONSTRAR imensa preocupação com o pronunciamento do Presidente da República, Jair Bolsonaro, em Rede Nacional, nesta terça-feira, (24), quando, claramente, subestima as consequências devastadoras da PANDEMIA do novo coronavírus, que acomete a nossa população com a COVID-19, e que já afeta, com muita negatividade, a Saúde Pública do Brasil. Bem como pela irresponsável e inconsequente convocação da população à voltar à vida social para a sua normalidade.
   É sabido que essa PANDEMIA já ceifou a vida de mais de 18.000 pessoas, além de já acumular dezenas de milhares de infectados em todo o mundo.
   Notoriamente, o nosso Presidente viaja na contramão dos chefes do Executivo de todo o País e das autoridades sanitárias de todo o mundo. Inclusive, e, especialmente, contrapondo-se ao posicionamento que vem sendo adotando pelo seu próprio Ministério da Saúde, quando todos estão preocupados em proteger a população, e evitar uma perda maior de irmãos e irmãs.
   Neste momento que se desenha uma gravíssima crise, com foco na Saúde Pública, e com reflexos, altamente danosos para a nossa economia, que caminha para um colapso, a FEMURN considera de suma importância que sejam tomadas decisões responsáveis do Presidente da República, agindo com inteligência, espírito de liderança e sensatez na busca conjunta de proteger a economia e salvar vidas.
   Infelizmente, achamos que ainda está longe a volta à normalidade que propôs o Presidente. Essa seria uma atitude insana, já que assistimos, tristemente, o crescimento de infectados mundo afora, conforme boletins diários das autoridades do Ministério da Saúde e da OMS - Organização Mundial da Saúde.
   A FEMURN considera que o momento é de enfrentamento e combate à PANDEMIA. E para isso, exige-se muito equilíbrio e seriedade, aliados a ações que amenizem as perdas econômicas, devendo elas serem lideradas pelo Poder Executivo, através do Representante do Poder Central, o Presidente da República, demandando comandos sintonizados com as demais esferas da República, e não apelando para posturas ideológicas e/ou políticas partidárias, em detrimento da importância à vida do povo brasileiro.
   Afirmamos, nesta oportunidade, o nosso total e incondicional apoio às Ações e apelos das Autoridades Nacionais e Internacionais da Saúde, endereçadas aos nossos Gestores Públicos Potiguares - e estendendo, inclusive, não apenas aos Prefeitos e suas equipes de trabalho, mas registrando a relevância da Assembleia Legislativa e das Câmaras Municipais de Vereadores, Poder Judiciário,  o segmento econômico, os profissionais da Saúde e tantos  outros  que, heroicamente, têm atuado  no combate ao NOVO CORONAVIRUS - através de gestos e providências já adotados nos últimos dias no nosso Estado, e repercutindo em todos os Municípios do RN.
   Portanto, Conclamamos a todos os Prefeitos e Prefeitas à seguirmos firmes, mantendo a altivez nas nossas posturas e condutas de representantes do povo no respeito, obediência e compromisso com as medidas preventivas e restritivas adotadas a nível mundial, sendo essa a única forma de defendermos, inclusive, as nossas vidas e da nossa população. Para isso, precisamos cuidar das nossas crianças, jovens e idosos, lembrando que foi este o compromisso que assumimos. E é isso que o povo espera dos seus verdadeiros Representantes: respeito e responsabilidade.

Natal/RN, 25 de Março de 2020

José Leonardo Cassimiro de Araújo
Presidente