Notícias

Mossoró: Alunos da Rede Municipal participam do projeto 'Carrossel da Leitura'

Cerca de 150 alunos da rede municipal de ensino participaram na tarde desta terça-feira (12) no auditório da Estação das Artes Elizeu Ventania, do projeto ‘Carrossel da Leitura’. O grande objetivo é incentivar o hábito de ler nas crianças. Em Mossoró, estiveram presentes no encontro os escritores José de Castro, Junior Dalberto, Anna Celina, Drika Duarte e Glácia Marillac.

A prefeita Rosalba Ciarlini participou da festa infantil, destacando a importância da leitura nos pequenos. "Como disse o nosso poeta Antônio Francisco, a leitura é algo sério e importante. Quem gosta de ler, gosta de aprender. Que vocês leiam e incentivem os seus amigos a praticar esse hábito", aconselhou.

Drika Duarte é a coordenadora do projeto, que já passou pelas cidades de Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Ceará Mirim, Macau e Caicó.

"Nós vamos às escolas públicas e fazemos esse trabalho de forma voluntária. Surgiu a ideia de ampliarmos. Estamos desenvolvendo passando pelos quatro cantos do estado, com proposta de levar a literatura potiguar para dentro da escola pública, aproximando as crianças dos escritores", frisou.

A vice-prefeita Nayara Gadelha articulou a vinda do projeto para Mossoró e mencionou a satisfação de estimular a leitura nos anos iniciais. "Desde o início nós apoiamos e viabilizamos a vinda do Carrossel da Leitura para a nossa cidade. É um projeto que também valoriza os talentos potiguares, com escritores e músicos do Rio Grande do Norte. A intenção é que essas crianças tenham as melhores referências nessa fase de alfabetização e possam cultivar o hábito de ler e se interessar pelos livros. Precisamos estimular a leitura desde cedo", explicou.

A aluna da rede municipal de ensino, Maria Eduarda, de apenas 8 anos, adorou a tarde. Ela destacou a oportunidade que teve para conhecer os autores dos livros que ela gosta. "Gostei muito dos livros e de vir aqui. Tenho muita curiosidade de conhecer quem escreve os livros, porque sempre vejo o nome dos autores, mas não os conheço", falou.

Todas as crianças receberam um kit, composto por um livro, um brinquedo e um DVD infantil. "Gosto muito de ler, e gosto de ver as figuras nos livros. Gostei muito desse dia de hoje e dos presentes que recebi", comemorou o estudante João Pedro.

A Secretaria de Educação do município, Magali Delfino, acompanhou o evento. O poeta e cordelista Antônio Francisco, também esteve presente.

PORTAL DO CORDEL

Durante o evento, a prefeita Rosalba Ciarlini anunciou que será criado no município o ‘Portal do Cordel’, uma forma de valorizar a cultura e os cordelistas potiguares.

"Mossoró esta se preparando para fazer o portal do cordel. Temos o maior dos professores, Antônio Francisco, que será o nosso patrono. Será uma grande biblioteca só de cordel. Em breve estaremos com esse projeto funcionando".

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA FEMURN