Notícias

Governo assegura retomada de obra na comunidade Barra de Santana

A governadora Fátima Bezerra participou, no último sábado, 14, de uma reunião com a comunidade de Barra de Santana, município de Jucurutu, que deverá ser realocada para um local próximo ao atual distrito quando a área em que a população reside for alagada, conforme projeto original do Complexo Barragem de Oiticica. O encontro ocorreu na igreja local, onde a chefe do Executivo estadual e sua equipe foram recebidos por parte das 200 famílias, representadas pelo Movimento dos Atingidos e Atingidas pela Barragem.

Érica Gomes, uma das líderes do movimento, apresentou a pauta da reunião, que tratou da construção da Nova Barra de Santana e Cemitério e outras reivindicações, como a implantação de agrovilas para família de agricultores sem-terra; indenizações da atual Barra de Santana; construção da estrada de contorno; e supressão de 6 mil hectares de vegetação na bacia hidrográfica hidráulica da barragem de Oiticica.

Em resposta à população que pede urgência quanto ao prosseguimento das obras, o secretário João Maria (Meio Ambiente e Recursos Hídricos) informou que o principal entrave para a retomada já foi solucionado. “Agora o governo vai replanejar. O distrato com a empresa foi feito na sexta, com apoio da Procuradoria Geral do Estado, sob a orientação da governadora. Após o distrato, a PGE se comprometeu a encaminhar a solução quanto à contratação da nova empresa. Dentro de poucos dias os trabalhos serão reiniciados”, garantiu.

Fátima enfatizou que até hoje todas as reivindicações do movimento dos atingidos pela barragem foram tratadas com respeito. “A presença da nossa equipe mostra por si só o zelo com que a gestão trata as necessidades da população. No entanto, existem propostas apresentadas que precisarão ser analisadas do ponto de vista técnico e jurídico. Garanto todo o empenho para solucionarmos tudo isso que foi exposto, porque eu sei o que é passar por dificuldades devido à seca”, declarou.

VIABILIDADE

No final de julho, o Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR) anunciou a liberação de R$ 56 milhões para obra de Oiticica. Esse aporte vai manter o ritmo das atividades na parede da barragem, que se encontra com 74% de execução.

A Nova Barra de Santana vai abrigar mais de 200 famílias. Além de moradias, ela vai contar com praças, escola, creche, réplica da igreja católica, lotes para desenvolvimento de atividades industriais e infraestrutura com água, energia, saneamento básico, pavimentação e acessibilidade.

A Barragem de Oiticica é a maior obra de infraestrutura hídrica em andamento no RN e será o terceiro maior reservatório do Estado. Orçada em R$ 550 milhões, beneficiará aproximadamente 800 mil pessoas em 43 municípios.

Com capacidade para 556 milhões de metros cúbicos, vai receber águas do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco e ofertar água para as regiões do Seridó, Vale do Açu e região Central.