Notícias

Acesso Sul ao aeroporto de São Gonçalo do Amarante será entregue em março, diz DER

As obras dos acessos ao Aeroporto Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, serão finalizadas em março, segundo o Departamento de Estradas e Rodagens (DER). Após cinco anos de atrasos e interrupções, o tráfego será liberado pelo acesso sul ao terminal aéreo. A obra vai reduzir o tempo de viagem ao terminal de quem sai dos bairros das zonas Oeste e Sul de Natal.

O empreendimento faz parte do projeto inicial de integrar duas rodovias federais (BR-304 e BR-406) ao terminal aéreo. O orçamento total da obra é de R$ 94 milhões. Atualmente, apenas uma das alças de interligação ao aeroporto foi entregue, o chamado Acesso Norte, em 2014. A via foi construída a partir da BR-406, em Ceará-Mirim, e tem seis quilômetros de extensão.

O Acesso Sul, da BR-304, sai de Macaíba e segue até o aeroporto. São 19 quilômetros neste trecho, mas os serviços esbarraram em problemas de desapropriações imobiliárias, falta de recursos e só foram retomadas no fim de 2016. “Está com 95% de execução e será entregue agora em março”, diz o diretor-geral do DER, Jorge Fraxe.

Além do acesso, o empreendimento também contempla uma ponte de 140 metros de extensão, com quatro faixas para tráfego de veículos, sobre o Rio Potengi. Com a abertura ao tráfego, a nova via facilitará o tráfego para os bairros das zonas Sul e Oeste de Natal, bem como reduzirá o tempo do fluxo oriundo dos estados da Paraíba e Pernambuco.

As obras de construção dos acessos foram iniciadas no fim de 2013. O planejamento era de que fossem entregues até junho de 2014, antes do início da Copa do Mundo, mas apenas um dos trechos, o acesso Norte, foi concluído. As obras do lado Sul, em razão de problemas envolvendo desapropriações e ajustes no projeto, acabaram sofrendo diversos atrasos.

Foto: José Aldenir / Agora Imagens